Tratamentos > Fertilização In Vitro - FIV

Bebê de proveta

A Fertilização In Vitro é uma técnica de reprodução assistida, popularmente chamada de “Bebê de Proveta”, a qual consiste na manipulação dos gametas em laboratório e introdução do embrião – óvulo fecundado – no organismo materno.

1. Estimulação da ovulação: o processo é realizado a partir do administração de medicamentos hormonais, que estimulam a produção dos ovários, a fim de que eles produzam vários óvulos.

Mais óvulos produzidos significam um número maior de embriões e chances aumentadas de que eles sejam de boa qualidade e de consequente gravidez.

A estimulação ovariana pode ter duas fases:  bloqueio e estimulação.

Fase de bloqueio: a paciente tem sua produção hormonal bloqueada com o intuito de se obter controle total do ciclo de tratamento, o que permite que os folículos cresçam juntos e evita a ovulação antes do período desejado.

Fase de estimulação: são usados medicamentos que promovem o desenvolvimento dos folículos e a formação dos óvulos até atingirem o ponto ideal para serem aspirados. A paciente deverá realizar um controle diário ou em dias alternados, com exames de ultrassom e dosagens hormonais.

A medida do diâmetro dos folículos é feito por meio de ultrassom transvaginal. Quando ao menos dois folículos atingem diâmetro entre 17 e 36 mm, é possível administrar uma nova medicação que permite a coleta dos óvulos horas depois.

Após o procedimento de aspiração, o útero é preparado para a transferência dos embriões com o auxílio de medicamentos de suporte. A transferência de embriões poderá acontecer entre 3 à 5 dias após a aspiração dos óvulos.

2. Coleta de óvulos e espermatozoides: a coleta de óvulos é realizada por via transvaginal com o auxílio complementar do ultrassom. 

Após o procedimento de aspiração, que tende a durar poucos minutos, a paciente é liberada e orientada a iniciar o uso de outras medicações.

Já na coleta de espermatozoides, o homem deverá colher o material no mesmo dia em que será realizada a aspiração dos óvulos da mulher. A colheita de espermatozoides é feita por masturbação.

A amostra é encaminhada para laboratório e preparada para a Fertilização In Vitro e/ou ICSI.

Pacientes com azoospermia, ausência de espermatozoides no ejaculado, devem ser submetidos a técnicas especiais para retirada de material remanescente dos epidídimos (órgão onde ficam armazenados os espermatozóides) ou dos testículos. O procedimento é bastante rápido e consideravelmente simples e é realizado com uma agulha fina específica para a função.

3. Seleção de gametas: após realizar a coleta dos gametas, o especialista escolherá qual técnica será usada - a fertilização in vitro convencional ou a ICSI (na qual o espermatozoide é injetado dentro do óvulo) -, ambas com o intuito de promover a fecundação. 

4. Transferência de embriões: realizada entre três a cinco dias após a coleta dos óvulos, a transferência de embriões é feita em posição ginecológica por intermédio de um cateter introduzido através do colo do útero guiado pelo ultrassom. Os embriões são depositados assim que o cateter chegue a 1 cm do fundo do útero.

Após o procedimento, a paciente deverá manter repouso relativo por 24 horas e retornar em duas semanas para realizar o teste de gravidez. Os medicamentos hormonais são mantidos até o teste. Caso o resultado seja positivo, eles devem permanecer sendo tomados até a nona semana de gestação. Se o resultado do teste for negativo, a medicação é suspensa.

Acompanhamento gestacional: o teste de gravidez é realizado após cerca de duas semanas do processo de transferência de embriões.

Diagnosticada de fato a gravidez, a paciente deve retornar até um mês após a transferência dos embriões para a realização de ultrassom, confirmando clinicamente a presença da gravidez.

A gravidez será acompanhada com os exames e consultas que compõe o pré-natal.

Ligue e tire suas dúvidas

(11) 3372-1900

Segunda à sexta: 9h às 20h

Vou fazer um tratamento de infertilidade na Master Health
Cadastre-se e a Master Health entra em contato com você!

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Especialistas responsáveis: Dr. Armindo Dias Teixeira - CRM 45.547 e Dr.José Bento de Souza - CRM 43.469
  • Eu desejo engravidar |
  •  Eu quero ser fértil |
  •  Eu mereço ser feliz |
  •  Eu vou fazer um tratamento na Master Health