Infertilidade > Pólipos uterinos

Tipos de pólipos

Os pólipos uterinos são crescimentos benignos no tecido que reveste a cavidade uterina, formando uma protuberância na região. Podem também ser encontrados no colo do útero. Os pólipos são geralmente ligados ao útero por uma base, variam de tamanho e, normalmente, não possuem células cancerosas.

Em geral, os pólipos não causam sintomas à paciente, porém em alguns casos a mulher pode apresentar sangramento vaginal fora do período menstrual, após relações sexuais ou fluxo menstrual muito acentuado. Os pólipos uterinos se dividem em dois tipos: os endocervicais e os endometriais.

Pólipos endocervicais e endometriais

Os pólipos endocervicais são pequenas projeções que surgem no canal do colo do útero e causam sangramentos na vagina fora do período menstrual, principalmente após relações sexuais. Geralmente, a possibilidade de que as projeções endocervicais sejam de origem maligna (cancerosas) são pequenas, girando em torno 0,5% . Estes casos são tratados através da histeroscopia.

Os pólipos endometriais são projeções que aparecem na mucosa do endométrio (interior do útero) e são comuns em mulheres acima dos 40 anos. Eles são os principais responsáveis pelo excesso de sangramento no período menstrual, além de cólicas menstruais fora do período de menstruação. Pacientes que apresentam pólipo endometrial têm um índice de 3% de chance de desenvolver câncer no endométrio. A histeroscopia também é usada para esse tratamento.

A histeroscopia associada ao recurso visual possibilita uma avaliação precisa do canal cervical e da cavidade uterina. Observa-se onde estão alojados os pólipos e o médico especialista os remove da mucosa através de pequenas incisões.

É fundamental realizar exames ginecológicos com frequência para se diagnosticar esse tipo de problema o quanto antes, possibilitando uma recuperação tranquila e sem maiores transtornos à saúde da paciente.

Ligue e tire suas dúvidas

(11) 3372-1900

Segunda à sexta: 9h às 20h

Vou fazer um tratamento de infertilidade na Master Health
Cadastre-se e a Master Health entra em contato com você!

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Especialistas responsáveis: Dr. Armindo Dias Teixeira - CRM 45.547 e Dr.José Bento de Souza - CRM 43.469
  • Eu desejo engravidar |
  •  Eu quero ser fértil |
  •  Eu mereço ser feliz |
  •  Eu vou fazer um tratamento na Master Health